- Ano: 2020
-
Fotografias:Rasmus Hjortshøj - COAST
Descrição enviada pela equipe de projeto. Na extensão da linha de metrô Nordhavn conectando as docas ao centro da cidade de Copenhague, Arup e Cobe trabalharam juntos a fim de projetar duas novas estações de metrô, Orientkaj e Nordhavn. A ligação de transporte público abre o potencial para o redesenvolvimento das docas do norte de Copenhague, um dos maiores projetos de regeneração urbana no norte da Europa.
As duas estações de metrô possuem características visuais distintas que refletem o caráter das áreas urbanas que atendem. Traçando o contorno de um contêiner de carga, a estação Orientkaj celebra os volumes em grande escala e as características brutalistas do passado industrial da região, mas se abre para revelar um detalhamento em escala humana focado no passageiro. A estação de metrô Nordhavn usa o vocabulário de design da recém-inaugurada linha de metrô Cityringen - a qual Arup liderou o projeto arquitetônico - com o revestimento vermelho das estações de transferência.
A estação Orientkaj acima do solo foi projetada como um protótipo para futuras estações no desenvolvimento contínuo de Nordhavn de Copenhague - um novo distrito da cidade - também projetado por Cobe - que adicionará mais de 1.500.000m² de edifícios de uso misto sustentáveis e fornecerá casas para 40.000 residentes e espaços de trabalho para outros 40.000.
“Nordhavn é uma cidade de mobilidade sustentável, onde é mais fácil caminhar, andar de bicicleta ou usar o transporte público do que dirigir seu próprio carro. As duas estações de metrô revelam o potencial deste novo distrito da cidade de Copenhague, possibilitando um transporte mais eficiente e sustentável entre os bairros individuais e para o resto de Copenhague, acrescentando um novo capítulo à história do porto de Copenhague”, diz Dan Stubbergaard, arquiteto e fundador de Cobe.
Estação Orientkaj: a escala do porto encontra o detalhamento humano. Ancorada por fortes estruturas de concreto no porto de Copenhagen, a estação foi projetada como uma caixa de vidro, concreto e alumínio com vistas panorâmicas sobre o cais Orientkaj. Como um protótipo, a estação Orientkaj foi projetada para fazer uma declaração, oferecendo um modelo para qualquer futura estação subterrânea no desenvolvimento de Nordhavn. Apesar da escala e do contorno nítido da estação, a abordagem focada no passageiro é destacada pelo detalhamento interno, desde a iluminação até a paleta de materiais.
“O design da estação Orientkaj celebra o caráter e o passado industrial das docas, mas, o mais importante, fornece uma ótima experiência para os passageiros que visitam esta área crescente de Copenhague”, disse o arquiteto chefe da Arup, Kristian Winther.
Atendendo a uma área urbana de uso misto com escritórios, armazéns transformados e novos conjuntos habitacionais, a estação Orientkaj precisava ser distinta o suficiente para se tornar um marco local, ao mesmo tempo em que se misturava aos edifícios brancos ao redor. Antecipando um possível futuro arranha-céu próximo à estação, os arquitetos utilizaram painéis de alumínio anodizado em todas as fachadas, assim como no telhado: colocado em ângulos, o revestimento de alumínio captura as cores do céu e garante a oferta de belas linhas de visão desde todos os ângulos.
As vistas da plataforma da estação também têm sido uma consideração chave do projeto: as grandes portas de tela de vidro da plataforma significam que em um dia claro, os passageiros podem olhar através do Øresund para a Suécia. Duas escadas de concreto conectam a estação ao nível do solo. Sob a estação, os vãos de concreto de 33 metros de comprimento e pilares em forma de "V" minimizam o impacto da estação enquanto maximizam o espaço urbano aberto e flexível para acomodar uma variedade de usos futuros, incluindo ciclovias e espaço público urbano ao longo da orla.
No interior da estação, o vasto hall retangular não tem colunas, sustentado pelas esquadrias externas de concreto. As claraboias que imitam os telhados dos galpões encontrados nos antigos prédios industriais da área permitem que a luz natural inunde a estação durante o dia, enquanto as luminárias integradas fornecem uma luz agradável à noite. A escala do exterior de concreto brutalista é justaposta com detalhes polidos no interior, adicionando materialidade prática à estação: mosaico hexagonal branco cobre as escadas e torres de elevador, enquanto os cantos foram arredondados para um acabamento mais macio e amigável.
Estação Nordhavn: o projeto torna-se subterrâneo. A estação Nordhavn dá continuidade ao projeto com a linha de metrô Cityringen M3, inaugurada em 2019, para criar uma experiência de viagem perfeita aos passageiros que percorrem as duas linhas: comprimento da plataforma, sistemas de informação e sinalização são os mesmos, enquanto as fachadas internas são revestidas de azulejos vermelhos característicos das estações de intercâmbio de Cityringen.
Uma estação de transferência subterrânea em Nordhavn S-train encontra-se sob uma artéria de tráfego movimentado. A sinalização intuitiva foi uma consideração chave do projeto para esta estação subterrânea com linhas de visão claras entre a estação subterrânea e os túneis de transferência, permitindo aos usuários ver todo o caminho até o outro lado, aumentando a sensação de conforto e segurança.
Painéis de cerâmica dobrados também fornecem uma sensação de movimento, criando uma grande revelação no túnel de transferência: os revestimentos das paredes angulares revelam uma tonalidade diferente, mudando de branco para vermelho conforme os passageiros se movem. Continuando o tema de projeto da Cityringen, o teto da nova estação de metrô foi projetado para refletir a luz por toda parte.